Campanha contra a violência

HOJE RECEBI FLORES!!!!

"Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial; tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje. E não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial.
Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me. Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não é real. Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos lados. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje. E não é São Valentim ou nenhum outro dia especial.
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquilhagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez. Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje. E não era dia das mães ou nenhum outro dia.
Ontem à noite ele voltou a bater-me, Mas desta vez foi muito pior. Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer? Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar. Mas eu sei que está arrependido, Porque ele me enviou flores hoje.

Hoje é um dia muito especial: É o dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer. Se ao menos tivesse tido a coragem e a força para o deixar... Se tivesse pedido ajuda profissional.. Hoje não teria recebido uma coroa de flores!"



Isto faz parte de uma campanha contra a violência.
Já não parecem coisas dos dias de hoje, mas infelizmente continuam a acontecer...Também me lembro bem de uma outra campanha cujo slogan era "Because the soup was too salty". Porque a sopa estava demasiado salgada???Ah, bom...A sopa estava salgada e então toca a dar porrada na mulher...Quem sabe a sopa fica a saber melhor...
Há formas tão simples de resolver as situações. O diálogo. Em quantos lares falta o diálogo...E quão importante ele é!
Como será a vida de uma mulher que receia a hora de chegar a casa?!Que sabe perfeitamente aquilo que a espera dentro das quatro paredes?!Já pensaram o tormento e medo que deve ser?
E reparem no texto supra. "Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me...mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje". Está arrependido? E ontem, e amanhã, e depois de amanhã, e depois de depois... A violência não é um problema de um dia. É um problema de uma vida. Quando assume os contornos que o texto refere não vale a pena acreditar que há arrependimento e...Mulheres: as flores não resolvem nada. As flores não são amor, não são desculpas, não são a cura das feridas. Nem das feridas que doem lá dentro, no coração e na alma, nem das feridas de fora, nas nódoas negras, nos membros deslocados.
Ninguém é dono de ninguém. Ninguém tem o direito de destruir a vida de ninguém.
Apesar de todas as campanhas, dos apoios, da informação, este é um grave problema que subsiste na sociedade actual. É preciso ter a coragem de dizer "chega", de querer mudar a forma de viver. Acredito que nem sempre é fácil, mas então o que é mais fácil? Continuar a ser vítima de maus tratos físicos e psicológicos, de viver sob constantes ameaças e pressões? É essa a solução mais fácil?!
Com isto não consigo mudar o mundo (quem me dera!) mas sou uma pequena voz que alerta para este triste facto social.
Se as campanhas existem, vamos ajudar a divulgar. É nosso dever. Por isso, aqui está esta minha pequena contribuição.
Uma óptima semana para todos vocês.













9 Divergências:

Gostei do post.

Kiss.

terça-feira, outubro 02, 2007 8:18:00 PM  

Sónia, em primeiro lugar peço desculpa pela falta de "publicações". Prometo que ainda hoje vou deixar uma, ou talvez amanhã, mas se não conseguir, envio-te flores...

Sim, porque não são somente os actos de violência física que maltratam quer as mulheres, quer também os homens. Promessas por cumprir, respeito que deixa de existir, cumplicidade que termina, diálogo que desaparece... Tudo isto se pode comparar às referidas agressões. E com a promessa de mudar, os relacionamentos lá vão continuando. Ou será apenas pelo status??

Beijoca grande!

quarta-feira, outubro 03, 2007 5:37:00 PM  

Olá Hélder.
Talvez seja realmente pelo status...Infelizmente. A nossa sociedade, como eu já disse, vive muito de aparências.
E cabe-nos a nós lutar por um mundo melhor. Porque os pequenos gestos que fazemos podem significar um grande passo para a mudança das mentalidades e dos costumes.
Beijinhos

quinta-feira, outubro 04, 2007 9:29:00 AM  

Sim Sónia, concordo contigo.
No entanto não nos podemos esquecer que estas situações acontecem geralmente nos casais mais antigos, o que torna muito complicado a separação. Existem uma série de factores que as senhoras têm sempre em conta, como os filhos, todo um passado em comum, a falta de companhia, o receio de represálias pelos mais próximos e, talvez o factor mais relevante, o facto de considerarem ser tarde para recomeçar uma vida...

Quanto às mulheres que se sujeitam a esse tipo de humilhações porque estão acostumadas a uma qualidade de vida elevada, que sem o seu marido seria impossível, apenas desejo coragem para baixar essa qualidade...

quinta-feira, outubro 04, 2007 9:44:00 AM  

Sabes...isto não acontece só nos casais mais antigos. Talvez seja absurdo para mim e para ti, mas acredita que há muitas mulheres jovens a passar por isso. Eu tenho uma amiga que o viveu na pele...E ela própria me revelou que passou por isto. Felizmente ela teve a coragem de dizer "basta" e de mudar a vida. Ás vezes nunca imaginamos que alguém perto de nós o está a viver.
Tal como tu, desejo a essas mulheres muita coragem para ultrapassarem tal mediocridade.

quinta-feira, outubro 04, 2007 5:31:00 PM  

Estou a gostar muito de visitar este "vosso" cantinho...

O grande problema do virar da esquina para essas mulheres (ou homens), está precisamente em eles descobrirem que o 1º passo - e acredito que para algumas será quaze herculeo - terá de sair delas próprias...

Abraço Helder.

segunda-feira, outubro 08, 2007 3:27:00 PM  

O prometido é devido e eu tb tinha prometido voltar para deixar o meu comentário...

Há duas coisa que eu não consigo perdoar, uma delas é a traição e a outra, que ainda é mais grave
é a violência!

Ninguém tem o direito de violar assim os direitos de seja quem for, seja homem seja mulher.

Eu sei que é uma coisa que é mais continua do que possamos imaginar, todos os dias há alguém que foi vitima de violencia doméstica, e acredito que é mais dificil sair dela do que imaginamos. Mas se ela existe ao ponto das pessoas irem parar ao Hospital com mazelas para a vida, como é possivel que não se faça nada para impedir que mais pessoas recebam flores num dia tão especial como o seu Funeral!

começo a chegar à conclusão que poderia ter o meu próprio blog! Isto não é um comentário, é quase um post! Lol


Beijos

segunda-feira, outubro 08, 2007 6:22:00 PM  

Ola queridos amigos!Levo algumas semanas a tomar coragem para escrever sobre este tema e a minha querida amiga Sonia sabe bem porque, e talvez mais adiante voces tembem o entendam.
A violencia domestica e vivida actualmente por todo o tipo de mulheres,ha alguns anos atras alguns psicologos e pessoas que estudaram os verdadeiros motivos deste tipo de situaçoes achavam que so acontecia com mulheres das classes mais baixas,em contra-partida hoje em dia nao escolhe nem classe social,nem raça e nem idade.Por mais explicaçoes que deem para estas situaçoes a mim nenhuma delas me convence.Na grande maioria dos casos as vitimas sao mulheres mas tambem existe o contrario.Os autores deste crime sao pessoas sem auto estima e inseguros e a maioria dos casos de violencia domestica passam porque os autores tem medo de perder as vitimas,sao desconfiados e tentam impedir que elas os deixem pois sabem que sozinhos nao tem hipotese de sobreviver.
Infelizmente eu vivi quase 6 anos debaixo desta violencia,que quase me matou e que por pouco me levou a loucura.Procurei ajuda junto das autoridades que achei competentes mas ninguem me ajudou.Se hoje estou aqui a escrever sobre este tema foi porque tive coragem e amigos,caso contrario nao estaria aqui certamente.Ao fim de 3 meses de namoro aconteceu pela primeira vez mas eu achava que ia passar,achava que o amor era mais forte e ele pedia perdao e jurava nao voltar a faze lo,no entanto repetiu se durante 3 anos,ate que eu cheguei ao meu limite e entendi que o meu amor por ele era odio do mais puro e cruel.Decidi depois de muito pensar,tomar coragem e deixar lo,mas ai as coisas pioraram.Desde ameaças de morte,a tentativas de violaçao...passei por tudo,um dia ate a minha mae sofreu as consequencias desta loucura e se nao fossem os paramedicos do INEM eu estaria morta...ate que tive de fugir da minha propria casa,apenas com a roupa que trazia no corpo.Iamos de automovel,no meu automovel com ele ao volante,ia levar me ao meu local de trabalho quando derrepente decidiu mudar de rumo e disse me que queria fazer amor comigo,entrei em panico e o primeiro semaforo vermelho pulei do carro e fugi.Passei meses longe dele ate que achei que se tinha cansado e decidi voltar para casa para junto da minha familia...ele nao sei como soube...voltou tambem.Desta vez era pior porque tinha namorada e mesmo assim nao me deixava em paz...vivi meses em funçao deles os dois,ela engravidou com 16 anos e eu acompanhei a em tudo ate na hora de contar aos pais...sei o que devem estar a pensar...devem pensar que sou estupida,mas nao sou...So que tenho um coraçao de ouro e mesmo depois de tudo fui capaz de o ajudar,de retirar as queixas em tribunal para que a filha dele nao fosse visitar o pai a cadeia e ...fugi...sim,fugi para bem longe.Precisava encontrar a minha paz interior e aqui estou ao fim de dois anos...longe e feliz.Ele seguiu a vida dele e eu a minha.Nao pensen que esqueci porque e impossivel,mas aprendi a viver e a ser feliz com o meu passado.Ja nada me da medo e garanto vos que mais homem nenhum me volta a magoar desta maneira.O que necessitam e força e coragem e deixar para tras o que quer que seja.Conheço mulheres na mesma situaçao mas nao querem que os filhos sofram...esqueçam...existem milhares de crianças no mundo filhos de pais separados e sao felizes,mais felizes do que a viverem com os pais juntos e a assistirem a estas coisas horriveis,garanto vos.
Ja escrevi demasiado,mas quis deixar o meu testemunho e dizer vos que se conhecem alguem nesta situaçao nao deixem de ajudar,antes dizia se que "entre marido e mulher nao se mete a colher",mas em caso de vida ou morte devemos dar tudo por tudo para salvar quem necessita,por isso nao virem as costas a este problema...hoje por mim amanha por um de voces...

quinta-feira, outubro 18, 2007 2:22:00 PM  

Isabel, acredito que tiveste de ter uma força sobrenatural para superar tudo o descreveste. Sei que muitas noites ficaram em branco devido ao medo, ansiedade, temor. Mas acredito também que o tenhas já superado.
São fados pesados, que muitas vezes não conseguimos entender o motivo, mas certamente nos tornam mais fortes.
Espero que aquilo por que passaste não se repita em ti, ou em ninguém, porque a cobardia de alguns não deverá ser suportada pela coragem/medo de outros.

Beijo.

quinta-feira, outubro 18, 2007 6:19:00 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial