Um testemunho importante. Leiam.


Olá a todos. Hoje estou a escrever com um intuito muito especial. Hoje quero agradecer um testemunho de vida. De uma mulher que foi vítima, mas não o é mais; ela é agora uma vencedora. Lembram-se do texto que escrevi acerca de uma campanha contra a violência? Já leram os comentários deixados pelos nossos visistantes? Leiam. Façam isso.
Um desses comentários é de uma mulher (por sinal uma amiga minha) que viveu na primeira pessoa o drama da violência numa relação a dois. Uma descrição de apenas alguns maus momentos que passou junto de quem ela um dia amou. Uma das minhas principais motivações ao escrever neste blog é interagir com os leitores, abordar temas importantes e levá-los a reflectir sobre determinadas questões. Por vezes precisamos apenas de umas breves palavras para reflectir sobre as nossas atitudes, sobre os valores da vida, sobre aquilo que pode acontecer aos outros e na forma como podemos ajudar. Quando publiquei o post da violência doméstica pretendia exactamente chamar a atenção para este problema social. Até que essa minha amiga o leu e me contou que o viveu na pele. Sabia que ela passou alguns tormentos, até que ponto isso eu não imaginava. Ela disse que não teve coragem de deixar sequer um comentário. Perfeitamente compreensível. Para quê estar a contar aquilo que só a fez sofrer? Para quê relembrar esses momentos? Eu sei que ela está feliz agora. E fico muito feliz por isso. Sei que ela teve a coragem de dizer "basta", de mudar o rumo da sua vida e de lutar pela felicidade. Quantas mulheres fariam o que ela fez? Não sei...
Até que ontem ela me disse: "ganhei coragem e comentei o post; vai ver". O meu coração começou a bater mais rápido e fui. O que teria ela escrito? Li. Reli. Uma lágrima quis sair dos meus olhos e correr pela minha face...Nunca tinha imaginado que tivesse assumido aqueles contornos. O bater, o pressionar, o ameaçar, o exigir, o perseguir,...O meu coração apertou e eu senti-me muito pequenina e impotente num mundo como este...Escrevo um post que acho de extrema importância (e é) e depois deparo-me com a história real e trágica de uma pessoa que me é próxima (apesar de estar tão longe). As voltas que isto dá. Doeu ler e quis chorar. Mas de repente...Não chorei. Agradeci o facto de ela ter sido corajosa e forte o suficiente para por fim a esse tipo de vida. Orgulhei-me por ela e no fundo também por mim. Por ela nem preciso dizer porquê; ela soube que apesar de ter de deixar tudo e todos tinha de mudar a situação. Para quem não sabe ela partiu para longe para fugir do drama em que se viu inserida. Deixou a família, os amigos, o emprego, o país...Ele não valia a pena; ele não era digno do sofrimento dela. Nenhum homem é digno de nada quando comete este tipo de atitudes, físicas mas também psicológicas. Por outro lado também eu me sinto orgulhosa. Por a conhecer e poder enaltecer a coragem e a determinação dela; e também porque de facto o meu post foi marcante. Muito. E quem sabe tudo isto não será uma "palavra amiga" para outras pessoas que vivem o mesmo drama?! Quem sabe não constitui um apoio e uma prova de que vale sempre a pena lutar?!
Essa amiga disse-me depois de eu ter lido: "vou ficar orgulhosa se este meu testemunho servir de exemplo para outra mulher que esteja a passar pelo mesmo".
Por isso, caros visitantes, divulguem isto. Há sempre alguém que precisa de saber. Ela assumiu perante todos a má experiência que viveu. Eu, assim como ela, ficariamos contentes se estas nossas palavras contribuissem para confortar e ajudar alguém.
Nada mais tenho a dizer.
Hoje queria mesmo só dizer-lhe: És uma grande mulher. Parabéns pela tua força, confiança, coragem, vontade de ser feliz!
Eu sei que ela está bem agora. E merece-o mais que ninguém.


2 Divergências:

Não posso deixar de feicitar a tua amiga pela coragem dela,é uma mulher com "M" admiro pessoas como ela e pena k haja poucas mais uma vez digo Isabel es uma grande Mulher.
Sónia e a ti digo te k continues a escrever temas interessantes como este ,k com estas poucas palavras podes incentivar mt gente,como fizeste com esta tua amiga
fika aki um beijinho especial para ti e continua assim.
Marisa

sexta-feira, outubro 19, 2007 10:57:00 AM  

Querida amiga hoje a vontade de chorar foi toda minha,mas controlei me porque nao valia a pena chorar de emoçao e de alegria tambem.Obrigada por este post e obrigada sobretudo pela amizade.
como disse esta leitora que fez o comentario,continua a escrever sobre coisas que realmente interessam a sociedade,vamos tentar que as nossas palavras sejam um aconchego para quem vive infeliz.Por mim ja sabes que poderas sempre contar com a minha participaçao.E deixa me que te corrija so numa pequena coisa:eu nao sou mais do que nenhuma outra mulher,simplesmente fui em busca dos meus sonhos...obrigada e peço a Deus que nunca tenhas de passar poor uma situaçao assim,quer seja directa ou indirectamente...beijos com muito carinho.

sexta-feira, outubro 19, 2007 1:19:00 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial