Pessimista, optimista ou realista?

O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas. (William George Ward)


De facto, há três coisas que podemos fazer quando achamos que algo na nossa vida não está bem: podemos queixar-nos e lamentar-nos, achando que nada há a fazer porque não depende de nós; podemos ficar à espera que as coisas mudem e depois logo se vê; ou podemos arranjar uma forma de contornar a situação.
Esta metáfora do vento revela isso mesmo, as diferentes posições que cada um de nós pode assumir perante qualquer obstáculo. Nem sempre o vento corre na direcção que desejaríamos, mas muitas vezes basta apenas ajustar as velas. O único problema é que nem todos estão dispostos a fazer um esforço para mudar a rota...É mais fácil e menos cansativo ficar à espera que a tempestade passe...
Li num livro que nós somos o íman mais poderoso do Universo. Atraimos aquilo que realmente ocupa o nosso pensamento. Que tal fazer um teste a esta teoria? Quando o vento soprar forte, vamos pensar que o que realmente queremos é que voltar à calma e à quietude de um dia agradável e sereno. Ou seja, porque é que quando nos surge um obstáculo o nosso primeiro e maior pensamento não é: "Vou dar a volta a esta situação; vou ser capaz; isto não me vai fazer desistir". Porque não pensar assim? Porque é que muitas vezes somos tentados a pensar logo à partida que tudo está perdido? Eu sei que nem todas as situações são fáceis, nem todas as pessoas são iguais, nem todos os dias correm bem...Mas a verdade é que muitos de nós desistem tão facilmente...Lá porque está vento quer dizer que não podemos sair à rua? Ou que o sol não brilha?
Caros visitantes, nunca deixem que o vento possa destruir as velas do vosso barco. Experimentem ajustá-las. Se tiverem de percorrer um caminho mais longo para chegarem ao vosso destino, não importa. Importa é que cheguem lá. E nunca pensem que o vento acarreta sempre uma tremenda tempestade. Quantas vezes depois da ventania o sol aparece quente e radiante?
Uma boa semana para todos vós.
;-)

3 Divergências:

Sempre me considerei uma pessoa positiva, optimista, mas cada vez vejo mais que o sou mais em relação aos outros do que em relação a mim!
No meu caso acho sempre que sou realista, até que por vezes vejo que talvez esteja a ser sim muito negativa...
Sabes? Por vezes não temos a noção do quanto negativos estamos a ser!
Pensamos que é mesmo assim, que essa é a nossa realidade, não é uma questão de desistir, mas de nos acomodarmos.
Eu concordo contigo e já diz o provérbio: "Depois da tempestade vem a bonança!"

terça-feira, outubro 16, 2007 11:27:00 AM  

Bem,
uma vez mais não posso passar por aqui sem deixar umas letras...e sim, "...nunca deixem que o vento possa destruir as velas do vosso barco..."pois elas são muito fortes e resistentes, onde por vezes conseguir alterar a rota é que se torna uma manobra perigosa...pois o importante, é saber quando nos devemos baixar para não levar com a retranca numa possivel mudança de direcção.

terça-feira, outubro 16, 2007 1:59:00 PM  

Cara amiga nao podia deixar de comentar este teu texto...que me fez reflectir...as vezes as pessoas acham que eu sou optimista e que sempre saio vencendo das minhas lutas,mas sabes uma coisa
?Percebi que ninguem vence sozinho...e se cheguei onde desejava foi porque outras pessoas,algumas mais optimistas do que eu me ajudaram a chegar ate aqui.Eu sempre penso positivo,as vezes digo a mim mesma:"se os outros conseguiram eu tambem consigo" e afinal de contas as vezes sofremos e deixamos que o vento nos derrumbe,nada fazemos para o evitar porque achamos que tinha de ser assim...outros dizem que foi a vontade de Deus...nao...Deus colocou nos aqui para nos por a prova e so passa nesse exame quem souber vencer os obstaculos que ele mesmo coloca na longa estrada da nossa vida...O melhor seria sempre pensar que quando o vento nos derrumba,ainda podemos fazer um esforço e levantar mo nos,mas aqueles que a agua leva dificilmemte sairao com vida.O que eu tento dizer com isto e que por mais dificil que seja o nosso problema,podem acreditar que algures neste Mundo cruel existe alguem muito pior que nos...porque vamos deixar nos derrubar porque o namorada nos deixou,se existem milhoes de pessoas neste mundo sem braços e sem pernas,e sem comida?
Pensem que tudo na vida tem uma soluçao e sempre ha uma luz no fundo do tunel...e se vos estou a dizer isso e porque ja tive situaçoes de desespero tao grandes que pensei nunca poder contornar...e olhem para mim agora...ultrapassei e qualquer pessoa tem capacidade para fazer lo...basta acreditar...e quem acredita vence!

quarta-feira, outubro 17, 2007 2:49:00 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial