Pro-Ana


Quem em suas plenas capacidades pode defender uma causa tão doentia como esta?

Quem em suas plenas capacidades pode aceitar isto como um modo de vida?

Quem em suas plenas capacidades pode sequer conseguir entender isto?

Sei que quem como eu considera a anorexia uma doença, não consegue encarar esta enfermidade como uma opção. Principalmente se tivermos em conta a idade das “infectadas” por esta “excentricidade”.

“Perdi dois quilos esta semana, mas tenho de conseguir perder mais, afinal ainda peso 42Kg.”

“Hoje comi somente uma maçã. E fumei bastante, sempre que tinha fome.”

São pensamentos que nos chocam e depoimentos que impressionam. “A anorexia não é uma doença, é um modo social de estar”.

Frases como estas são vistas por quem quer que visite um qualquer site a favor da anorexia. Sei que a liberdade de expressão é hoje um tema por demais discutido, mas de liberdade a irresponsabilidade vai um longo percurso. Ou talvez não. Estes sites e blogs estão ao alcance de qualquer um, de adultos, de crianças e, mais preocupante, de adolescentes.

Era suposto escrever algo mais sobre este tipo de associações. Ponderei bastante antes de o fazer, no entanto, evitando ferir susceptibilidades, preferi não aprofundar o assunto. Cada um que tire as suas próprias conclusões.

Deixo um repto, um apelo, informem-se desta doença. Ponderem o que observam. Mas acima de tudo, mantenham-se conscientes de que isto não é um modo de estar na sociedade. Anorexia é deprimente e humilhante.


6 Divergências:

Pois é, estamos plenamente de acordo. A anorexia não é um modo de estar, é um grave problema que afecta imensas adolescentes (não só adolescentes, mas sobretudo essa faixa etária) e que acaba por tornar-se num pesadelo. A beleza não exige estas coisas...A beleza não implica necessariamente ser-se magra,muito menos excessivamente magra, como se pode verificar em certas imagens. A beleza não pode nunca estar aliada à falta de saúde.
Este é um problema psicológico que acarreta problemas físicos também.
Apelo a que ninguém se deixe levar pelas tentações de um mundo cada vez mais competitivo e exigente...Não se deixem levar até este ponto. Porque dessa forma vão sair a perder da competição. A anorexia não traz prémios nenhuns; só traz derrotas.
E não entendo como se podem criar movimentos a favor da anorexia...Também nem vou falar disso para não ferir susceptibilidades...

segunda-feira, novembro 19, 2007 3:37:00 PM  

Antes de mais, deixa-me dar as boas vindas lol Descobri este blog pela tua visita ao meu ex blog refúgio, mas acho que nunca comentei um texto teu…

Bem, o tema é forte… por outro lado não estou muito por dentro do assunto, acho que estou como qualquer jovem da minha idade. Que nunca experimentou nem passou uma coisa dessas pela cabeça. Sim, apesar de não te teres referido, isto é uma doença sem escolha de sexo.

Depois, e antes de desenvolver mais a minha questão… tanto tu como o anterior comentário falam em não “ferir susceptibilidades”. Mas eu digo-vos: é pena as anorexicas não pararem neste tipo de blogs, porque acho que devemos, neste caso, ferir sem medos! Há que abrir os olhos… e quem querem mantê-los fechados.

A anorexia mais do que uma doença, é sobretudo um problema psicólogo. A verdade é que muitas delas não têm consciência daquilo que se estão a meter, na verdadeira gravidade da questão.

O problema também passa pela sociedade… pois é aqui que muita parte das vezes começa os problemas. A sociedade de hoje, está muito virada para a beleza exterior. Beleza que é levada ao extremo, e que consequentemente leva as jovens a quererem seguir essa beleza. Ou porque ouviram um rapaz que até gostam ouvir dizer que é um bocado gorda. A palavra “bocado” na cabeça da jovem, torna-se em “muito”, e não descansa enquanto verem o seu peso drasticamente diminuído.

Eu não descrimino, ou melhor, não deito as culpas às pessoas que chegam a esse ponto. Porque o grau de obsessão é de tal forma grande que elas no fundo não têm culpa.

segunda-feira, novembro 19, 2007 7:26:00 PM  

Um tema demasido forte, mas que apenas capta a atenção com imagens. É preciso ver para crer, porque contado ninguém acredita que as pessoas possam magoar-se tanto a si próprias...
Por vezes, nós próprios somos o nosso pior inimigo.

Bom post! :)
Beijocas e fica bem

terça-feira, novembro 20, 2007 11:30:00 AM  

Tu perguntas: Quem nas suas plenas capacidades....?
Esse é o real problema, é que quem se mete numa coisa destas não se encontra nas suas plenas capacidades... A anorexia e a bulimia são disturbios psicológicos, elas vêem e sentem coisas que nos é impossivel entender. São doenças muito dificeis de tratar e digo-te, é uma das doenças que eu desejo nunca ter que lidar, porque não sei o que faria se acontecesse com alguém que me é proximo, nunca saberia como proceder.

Beijos

quarta-feira, novembro 21, 2007 12:02:00 PM  

E pior! Ainda há quem considere isso bonito!
Sinceramente não acho nada bonito! Trabalhando no meio, acho que uma modelo tem um ter um bom corpo (com boas medidas, do género: "podre de boa") e um bom aspecto. E as anorécticas não têm de certeza.
Esperemos que a tendência mude...

quarta-feira, novembro 21, 2007 7:19:00 PM  

a verdade é que a anorexia é sim uma doença, uma doença nervosa que ataca e mata em muitos casos.

eu já conheço o pro-ana alguns meses.ciusta, dói e é bastante angústiante ver tal pensamentos expressados assim, o facto é que não as podemos recreminar totalmente pelo modo que elas pensam, elas estão doentes e ainda são constantemente minadas pelo modo de vida da sociedade(celebridades) pública. A moda, as actrizes, cantoras!!! falo no feminino porque é aí que vemos os grandes problemas. As verdadeiras doentes não tem noção nem tao pouco consciencia do que vêem ao espelho, têm uma imagem completamente distorcida delas próprias, mas enquanto existirem filosofias de vida como estas apoiadas por pessoas conscientes o problema não tem resolução à vista!

é uma doença nervosa, trata-se, mas não se cura!

quinta-feira, novembro 22, 2007 12:55:00 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial