Os nossos sonhos


O que é o sonho? O sonho é uma experiência de imaginação do nosso inconsciente. Freud definiu o conteúdo dos sonhos como a realização dos desejos.
Há dois tipos de sonhos: aqueles que acontecem quando estamos a dormir, que grande parte das vezes nem têm sentido e que nem gostaríamos que acontecessem; e há aqueles que são sonhos de vida, ou seja, que são desejos, no fundo. Desejo de querer ter ou fazer algo. Muitas vezes não passam disso mesmo, de sonhos...
Mas há quem lute pelos sonhos, quem pense que o sonho pode tornar-se real. E é precisamente aí que reside a grandiosa capacidade de o ser humano construir o seu próprio caminho, de moldar a forma como as coisas se proporcionam.
Eu tenho sonhos. Tu, que estás a ler, também tens concerteza os teus. Que vamos fazer? Vamos ficar por aqui ou vamos construir a realidade dessa ilusão? Não posso adivinhar o que eu e tu vamos fazer, mas posso dizer-te que eu não vou ficar somente na ilusão. Pelo menos vou tentar, vou lutar para concretizar alguns deles.
Nem sempre é tão fácil agir como falar, eu sei. Mas também fui aprendendo que o difícil é ver os dias passarem e nós permanecermos sempre iguais, sem nada de novo, sem realizar somente um daqueles sonhos que habitam o nosso pensamento. Isso sim, é difícil. Pode até trazer sentimentos de revolta, de arrependimento, de tristeza. E como eu já aqui disse, nem sempre há tempo para os rascunhos.
Talvez muitos sonhos que temos estejam demasiado altos, nas nuvens. Talvez estejam no lugar certo. Talvez possamos conquistar outros céus. Há que construir os alicerces. E nessa construção concerteza que aprenderemos tantas lições, que daremos valor a tanta coisa, que sentiremos que somos fortes e grandes.
Ás vezes, os sonhos são tão simples de concretizar, mas tão simples mesmo...Só que acontece que nem sempre nós estamos dispostos a fazer o mínimo esforço. Acho que o principal problema é que nem sequer acreditamos que somos capazes de chegar lá, onde o sonho e a magia estão. Nem sempre os sonhos estão nas nuvens; há alturas em que estão apenas à mesma altura que nós. E nem assim os agarramos.
Eu acho que cada vez sonho mais alto...Será que vou lá chegar? Espero que sim. Estou a construir os alicerces para chegar às nuvens, lá bem alto onde eles estão. Cada vez fico mais perto. E acredito que os próximos tempos vão ser de muita mudança!
Desejo que todos vocês sonhem muito. Que tenham sonhos lindos e maravilhosos. E mais ainda, que um dia destes me possam dizer que os realizaram! Que chegaram às nuvens. E depois de lá chegarem...deixem-se estar. Disfrutem e sonhem de novo. Sonhem então em conquistar as estrelas.

4 Divergências:

Não lendo o resto do texto, estou apenas a comentar enquanto vou lendo… mas vou começar por te contrariar.
Todos os nossos sonhos têm um significado, têm um razão de existirem… daí que por vezes termos durante alguns dias o mesmo sonho (seja bom ou mau). Os sonhos é o nosso subconsciente a dar-nos pistas sobre a nossa vida, como devemos reagir. Nunca ignores um sonho…
Os sonhos da vida, aqueles que temos quando estamos acordados e conscientes… acho que devemos apenas de sonhar em subir um degrau de cada vez, apesar de o sonho final estar bem lá no topo. Os alicerces devem ser feito de pequenas degraus… bem cimentados. E a base desse cimento deve ser a força… e determinação.
Acho também que os sonhos devem ser levados em conta com aquilo que somos capazes, pois sabendo nós das nossas capacidades não devemos sonhar muito além disso… porque, apesar de tudo e por mais que queiramos, ainda existem sonhos impossíveis.

quinta-feira, novembro 08, 2007 3:01:00 PM  

Márcio, eu sei que os sonhos têm um significado, o que não implica necessariamente que estejam correctos. Mas é certo que há um significado, que os sonhos correspondem ao subconsciente de cada um. São reflexos do que está no nosso pensamento. Mas não é destas teorias que quero falar. Quero dizer-te apenas que há sim sonhos impossíveis, mas há muitos que estão bem ao nosso alcance. É para isso que eu quero chamar a atenção. Para não deixarmos fugir os sonhos que estão ao nosso alcance. Porque "o sonho comanda a vida". E porque às vezes se perde tanto em não tentar...
Ah, e as nossa capacidades são imensas, temos é de saber explorar e desenvolver.
Fica bem.
E sonha, ok?

quinta-feira, novembro 08, 2007 4:23:00 PM  

Eu concordo com o Márcio, todos os nossos sonhos existem por determinada razão...
Não devem ser ignorados nem menosprezados! Mas alguns não passarão disso mesmo... Sonhos, sonhados a dormir ou acordados, mas sonhos...

Mas também concordo contigo... Poque não fazer tudo que está ao nosso alcance para realizar os nossos mais profundos desejos?
Não perdemos nada em tentar, se conseguirmos ficamos radiantes, se não conseguirmos, pensamos, pelo menos tentei e nessa tentativa talvez consigamos realizar outros sonhos que talvez por menos profundos que sejam não lhes teremos dado tanta importancia, mas que não deixam de ser pequenos sonhos realizados, concretizados!
Sinto que ficou confuso, mas acho que perceberás :D

Beijinhos e força na tua escalada!

sexta-feira, novembro 09, 2007 12:48:00 AM  

Faz bem sonhar, e os sonhos não são só para quando se está a dormir!!!!

domingo, novembro 11, 2007 12:33:00 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial