Rascunhos...


Esta é uma das frases que mais gosto de recordar no dia-a-dia.
Será que devemos perder tempo com rascunhos na nossa vida?...
O que é um rascunho? Rascunho é um esboço, uma minuta, um trabalho prévio onde se fazem emendas ou rasuras, antes de ser passado a limpo.
Ok. Entendido. E então? Será sempre a melhor opção fazer rascunhos? Lembro-me de uma altura em que estudava e tinha tempo de esboçar antes de apresentar os trabalhos finais. Era fantástico. Adorava ter tudo bem organizado, sem erros nem rasuras, com uma apresentação excelente. Para mim constituía um excelente método de estudo. Mas com o avançar dos anos lectivos e com a crescente dificuldade e exigência das disciplinas, o tempo para os rascunhos foi escasseando. Compreendi que o melhor seria não perder tempo com os rascunhos; acabava por não ter tempo de passar tudo a limpo. E lá me fui habituando a esse novo método de fazer tudo na hora…
Hoje aplico isso à vida fora da escola, ou melhor, à escola da vida. Com um mundo cada vez mais exigente, mais competitivo, mais atarefado, haverá tempo para fazer um rascunho antes de passarmos ao trabalho final? Por outras palavras: antes de tomarmos uma decisão será imprescindível esboçar um plano? Não sei…E não sei a resposta porque cada caso é um caso. Porque há situações em que a razão deve agir antes do coração; porque há decisões que não podem ser tomadas sem um prévio conhecimento e análise. Por outro lado, quantas vezes perdemos mais tempo e mais atenção nos rascunhos do que no projecto final?
Uma coisa eu aprendi com a vida: os dias não podem ser desperdiçados. Hoje estamos aqui, amanhã quem sabe…Depois pode não haver tempo de fazer emendas…
Já perdi pessoas de quem gostava muito. Elas sabem o quanto eu gostava e ainda gosto delas. Mas elas partiram e agora não lhes posso dizer isso. Às vezes se o relógio se atrasasse uns minutos tudo poderia ter sido diferente. Há uma pessoa de quem eu gostava muito que se encontrava no hospital. Lembro-me como se fosse hoje. Eu queria mais que tudo vê-la. Quando já estava a menos de 5 minutos da porta do hospital o meu telemóvel tocou. Já não era possível a minha visita. Tinha-se ido embora…Em plena rua chorei…Porque não me deram mais uns minutos? Porquê? Eu estava a chegar. Porque é que a vida foi tão injusta comigo?
Hoje sei que há alturas em que os rascunhos não valem a pena. Não temos poder sobre a máquina do tempo. Se gostamos de alguém não devemos perder oportunidades de o dizer. Um “adoro-te” pode ter um poder imenso. Pode marcar para sempre.
Não deixemos que aquelas chatices sem importância, aqueles desentendimentos sem razão, o orgulho ou a vergonha nos impeçam de fazer na nossa vida um excelente trabalho. Cada dia, cada hora, cada minuto tem de ser vivido ao máximo, de acordo com os nossos valores fundamentais e com aquilo que nos faz sentir bem, connosco mesmos e com os outros.
A todos aqueles que amo, quero dizer precisamente isso: que vos AMO muito!
Cada gesto meu, cada pensamento é a certeza desse amor. Queria ficar para sempre perto de vocês mas sei que o tempo não será eterno. Por isso, e sem rascunhos, quero sublinhar todos os dias o quanto gosto de vós.
E quero fazer de cada dia um dia muito especial! Por isso termino por aqui; ainda há muito que fazer hoje. Hoje tem de ser especial. E amanhã também. E depois de amanhã. E depois…E depois…E depois… Sempre especial. Como eu e como vocês.

4 Divergências:

Ola amiga.Parabens por este post esta muito bonito.E realmente tens toda a razao e melhor que vivamos sempre de forma unica e sem rascunhos pois o tempo para passar a limpo pode ser escasso ou nem existir em algumas circunstancias.Vivamos cada dia como se fosse o ultimo pois so assim ele sera pleno.beijos e continua com esta vontade de mostras um pouco a todos o que deve ou nao deve ser feito para viviermos felizes.obrigada por mostrares os teus pontos de vista podem ser sempre uteis...

segunda-feira, novembro 05, 2007 4:54:00 PM  

Tens toda a razão... a Vida são dois dias e este já vai a meio!
Temos que viver o dia de hoje como se não houvesse amanhã...
Sabes? Gosto muito de ti ;)
Beijos

terça-feira, novembro 06, 2007 1:41:00 PM  

Olá!
Acho que os rascunhos na vida são feitos por aquelas pessoas que não encontram a sua personalidade, que não se conhecem… Nunca fui de fazer rascunhos, nem mesmo do tempo de escola. Tudo o que saísse era automaticamente aplicado… sempre achei o ser verdadeiro e sem rodeios uma arma para mostrar sentimentos e aquilo que realmente sabia.
Á questão do plano, antes do tomar de uma decisão… apesar de tudo, vai muito da vida profissional de cada pessoa, do qual falas perfeitamente. A verdade é que as pessoas ainda têm medo de arriscar, de falhar… ainda somos um bocado medricas no que diz respeito ao mundo empresarial. As ideias que são implantadas, ainda são muito daquilo que se importa de lá de fora…
Tens razão de facto quando falas no medo de dizer aquilo que realmente sentimos às pessoas das quais lidamos todos os dias… deixamos sempre para amanhã, para o depois eu digo-lhe. A verdade é que o tempo não pára e os dias vão passando, de tal forma que o amanhã poderá ser já tarde demais. Mas sabes, ninguém tem culpa disso… nem tu, nem eu, nem ninguém… o ser humano é assim, e não há muito a fazer. Talvez os erros possam compor aquilo que é genético… com vontade.
Por fim, não poderia deixar de fazer referência à última frase… de facto, cada um de nós somos especiais, à nossa maneira… mas somos especiais! E está nas nossas mãos, nas nossas atitudes fazer com que os outros também se sintam especiais… tal como um dia eles fizeram de nós especiais.
Não poderia deixar de terminar este texto sem fazer um pequeno pedido de desculpa pelo seu tamanho… mas há temas que me deixam navegar assim… E se me permites, deixo um beijinho e uma palavra de muito força.

quarta-feira, novembro 07, 2007 4:50:00 PM  

Sónia, todos nós fazemos rascunhos. Muitas vezes essas são transformados em obras geniais, outras vezes não passam disso mesmo.

O método de uso dos rascunhos é que varia por excelência. Hoje as decisões têm de ser pensadas. Será esse pensamento um rascunho? Eu creio que sim.

Por isso, devemos sempre rabiscar os pensamentos, para não agirmos sem pensar. Devemos sempre fazer o esboço antes de criar a verdadeira obra de arte.

Não percamos tempo com transições perfeitas de um rascunho, mas antes vamos fazendo desse rascunho algo perfeito.

Beijo e desculpa a demora. ;)

quinta-feira, novembro 15, 2007 10:14:00 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial